ILUMINAÇÃO LINEAR

FIXAÇÃO

APLICAÇÃO

LUMINÁRIAS

FIXAÇÃO

APLICAÇÃO

BUSCA AVANÇADA

IES TM30 X IRC

IES TM30 X IRC
IES TM30 X IRC

Em situações cotidianas, somos extremamente influenciados pela luz, seja na escolha da cor da roupa que estamos comprando, a escolha da carne no açougue ou até mesmo na escolha da maquiagem, ou seja, situações em que o IRC ou Índice de reprodução de cores pode intervir em nossas decisões.

Porém, com base em vários estudos científicos, chegou-se a conclusão de que o método de IRC e Ra possuem algumas limitações porque medem basicamente a fidelidade de cores. E, a IES TM30 vem para resolver essas limitações.

Na IES TM30, além da fidelidade de cor, foi acrescentado um segundo fator, que tem a ver com a saturação da cor, porque a saturação da cor faz com que nós tenhamos percepções diferentes dos objetos que estão sendo iluminados por aquela fonte de luz. Além disso, a TM30 se baseia em 99 amostras de cores, divididos em 16 grupos análogos de cores. E essas 99 amostras de cores foram criadas através de uma regressão matemática e se baseiam basicamente em espectros de luz de cerca de 105 mil objetos, tornando-se muito representativo em termos de amostragem, quando comparado com apenas 8 cores do IRC.

Mas, vale lembrar que, a TM30 ainda não é padrão mundial, embora acredita-se que em breve a Comissão Internacional de Iluminação deva lançar um novo procedimento de avaliação de cor substituindo o antigo IRC.