O papel do lighting designer no mercado de iluminação - MisterLED O papel do lighting designer no mercado de iluminação - MisterLED

ILUMINAÇÃO LINEAR

APLICAÇÃO

FIXAÇÃO

LUMINÁRIAS

FIXAÇÃO

APLICAÇÃO

BUSCA AVANÇADA

O papel do lighting designer no mercado de iluminação

O papel do lighting designer no mercado de iluminação
O papel do lighting designer no mercado de iluminação

Com projetos de interiores cada vez mais focados no bem-estar do usuário, em atender demandas específicas e personalizadas, um projeto de iluminação adequado tem se mostrado essencial para uma boa vivência do ambiente. Para tal, o lighting designer é o profissional especialista com competência necessária para desenvolver um projeto luminotécnico apropriado e compatível com as necessidades técnicas, tecnológicas e sensoriais coerente com o espaço projetado e com foco nos seus usuários.

O mercado consumidor de projetos de arquitetura de interiores se tornou mais exigente desde o início deste século. A iluminação artificial, nesse contexto, evoluiu de maneira exponencial, e juntamente com o avanço da tecnologia LED, necessitou de profissionais especializados na luz para atender as novas demandas estéticas, sensoriais, funcionais e personalizadas.

O lighting designer carrega no esteio de suas funções uma análise técnica do ambiente a ser projetado, assim como entender a fundo as demandas dos usuários, desde a faixa etária à necessidades específicas, desejos pessoais, tecnologias e aplicações adequadas. Assim como mostrar ao cliente a sua importância dentro do projeto de arquitetura, que percorre da sensibilidade de interpretação do espaço, suas texturas e materiais, como a questões de saúde e conforto visual, seja em ambiente residenciais ou laborais.

Há um grande equívoco por parte dos clientes em entenderem que o projeto elétrico ou profissionais relacionados, podem substituir o papel exercido por um lighting designer. São propostas distintas que se complementam, no qual esses profissionais devem trabalhar em conjunto para alcançar uma excelência no projeto e produto final ao usuário.

Assim como a luz não pode ser encarada como elemento exclusivamente técnico, a atuação do lighting designer não está isolada as questões relacionadas a luz. Juntamente com o profissional de arquitetura responsável, ambos discutirão as prioridades do projeto, entendimento de circulação de pessoas, espaços funcionais, objetos decorativos e todo o mobiliário que irá compor o espaço, para a partir disso desenvolver um projeto coeso com o interior proposto.

Para tal, analisa-se o projeto elétrico existente e a distribuição de pontos pelo ambiente que se integrarão com o projeto de arquitetura. Em seguida são escolhidas as luminárias e todos os equipamentos relacionados, assim como efeitos e desenhos de luz que irão compor o projeto de iluminação. Seguimos com cálculos luminotécnicos para entender as necessidades do ambiente e usuários; são escolhidas as lâmpadas, fitas, drivers e equipamentos com LED integrado com características técnicas e cênicas coerentes com o projeto. Feita essa especificação total, é realizada uma estimativa de custo para checar a viabilidade do projeto e verificar se precisará alterar alguma especificação para que fique dentro do orçamento do cliente.

Após aprovação, inicia-se o projeto executivo. Nesta etapa é feita o detalhamento de todas as informações necessárias para a execução do projeto na obra. Neste momento, o lighting designer faz o acompanhamento da obra, verificando se o projeto está sendo cumprido. Por fim, um projeto luminotécnico bem executado e coeso, consegue elevar, destacar e causar percepções aos usuários de forma positiva.