Iluminação ideal para pele humana

Iluminação ideal para pele humana
Iluminação ideal para pele humana

Quando se deseja focar na pele humana e obter uma boa iluminação é necessário levar em consideração a temperatura de cor escolhida e o Índice de Reprodução de Cor que a fonte de luz apresenta.

Falando em temperatura de cor, o ideal seria trabalhar com uma cor entre 3000K (luz quente) e 4000K (luz neutra). Nesse caso, o 3500K seria o mais recomendado visto que não tem aquele amarelamento normal do 3000K e também não tem aquela neutralidade do 4000K. Vale ressaltar que a temperatura de cor 3500K já é muito utilizada no mercado norte-americano em diversas aplicações pois apresenta vantagens do 3000K e do 4000K.

No entanto, o mais importante para iluminação de pele humana, na verdade, não é a temperatura de cor e sim a reprodução da cor. Muitas vezes, dependendo da fonte de luz que está te iluminando, você fica com aquele aspecto cadavérico. Isso acontece porque a fonte de luz não está reproduzindo a cor da pele como deveria reproduzir. E, no caso do IRC para iluminação da pele, é importante que o R13 (cor caucasiano) e R15 (cor oriental) sejam levados em consideração, pois são as cores utilizadas para reprodução de cor da pele.

Por isso, uma fonte de luz que tenha uma boa reprodução, tanto no R13 como no R15, é uma boa fonte de luz para iluminação de salões de beleza onde se fazem maquiagens, como também consultórios e hospitais para que a cor da pele fique boa, com aspecto de saudável. Existem diversas aplicações em que a iluminação da pele é muito importante porque todo mundo tem pele e todo mundo quer ficar com a aparência saudável como se estivesse no sol, e isso é possível com o apoio da iluminação.