ILUMINAÇÃO LINEAR

FIXAÇÃO

APLICAÇÃO

LUMINÁRIAS

FIXAÇÃO

APLICAÇÃO

BUSCA AVANÇADA

Eficácia luminosa ou eficiência luminosa?

Eficácia luminosa ou eficiência luminosa?
Eficácia luminosa ou eficiência luminosa?

Esse é um tema bem interessante que normalmente gera bastante polêmica, por isso vamos esclarecer o assunto seguindo a definição da IES.

Segundo IES, a eficiência é medida em termos de porcentagem. Por exemplo, você tem uma fita de LED e você tem um determinado fluxo luminoso, aí você coloca esse LED dentro de um perfil com um difusor, e aquela quantidade de lúmens, não será mais a mesma porque houve uma perda por causa do difusor. Esse fluxo luminoso que sai dessa luminária, é o que chamamos de eficiência luminosa.

Quando se fala em eficácia, é quando você compara grandezas diferentes. Por exemplo, sabemos que o LED transforma energia elétrica em luz, sendo assim você está consumindo uma determinada potência elétrica para ser transformada em luz, isso é o que chamamos de eficácia, ou seja, é o resultado de um trabalho.

Resumidamente, podemos afirmar que a unidade de medida da eficácia luminosa é a relação Lúmen/Watt, ou seja, quantos lúmens você está obtendo em função de quantos watts elétricos aquela luminária
está consumindo. Já eficiência luminosa é a porcentagem, ou seja, quantos por cento do fluxo luminoso original saiu da luminária.